A relação da Comper Tratores com a qualidade da Assistência Técnica remonta à fundação da empresa, há 42 anos. Toninho Comper era mecânico, e desde então já compreendia a importância do pós-venda.
Hoje, a estrutura e a eficiência da equipe destinada ao serviço são reconhecidas pela própria Valtra. “A fábrica reconhece. E o cliente reconhece”, avalia o diretor Comercial da empresa, Marcos Comper.
Os mecânicos da Comper, chamados de técnicos especializados, são treinados na fábrica, conhecem profundamente os sistemas e as medidas preventivas, usam ferramentas específicas e empregam somente peças originais nas reposições necessárias. “Isso gera qualidade na manutenção e garantia no serviço”, comenta Comper.
O coordenador Comercial, José Tadeu Celestrino, explica que o atendente da concessionária conhece a vida e o histórico da máquina. “Está tudo documentado num check list, item por item”.
Disponibilidade
Uma máxima no campo diz o seguinte: “o trator tem de render”. Lá dentro, há outra que, para fazer cumprir a primeira, coloca como missão: “a Comper vai ao campo”.
Celestrino comanda a equipe cuja função é resolver o problema do cliente dentro dos padrões Valtra e o mais rápido possível. O trabalho começa com a capacitação do operador, que passa a se inteirar das medidas preventivas. “A prevenção ainda é a forma mais econômica de manutenção”.
Além de diretor Comercial, Comper é diretor de Produtos da Associação dos Revendedores Valtra (Assoreval), de abrangência nacional. “A assistência técnica, voltada à disponibilidade da máquina, é um dos assuntos mais debatidos pelo grupo, com cada vez mais profundidade”.
Comper conta que a modalidade plantão, que contempla manutenção completa, em tempo integral (full time) e no local da operação (in loco) está evoluindo. “Temos um cliente para o qual prestamos esse serviço”.
Com a complexidade dos mecanismos que compõem as máquinas atuais e a necessidade de disponibilidade para a competitividade no agronegócio, a Comper entende que a preocupação em prestar a melhor assessoria técnica faz da concessionária o companheiro que o homem rural precisa. “É o setor mais importante da loja. E por isso os investimentos nesse setor são constantes”, finaliza Comper.